Publicidade

segunda-feira, 5 de novembro de 2012 Liverpool, Man Utd | 13:07

Robin e Luis

Compartilhe: Twitter

Semana após semana, Robin van Persie e Luis Suárez se consolidam como os melhores atacantes da Premier League. No sábado, o holandês do Manchester United assumiu a artilharia isolada, com oito gols, ao marcar (e não comemorar) contra o Arsenal. Ontem, o uruguaio chegou a sete num lance de rara beleza, que deixou a crítica a seus pés e garantiu o empate do Liverpool com o Newcastle.

Agora contra André Santos, van Persie se divertiu em Old Trafford

Com participação direta em 42% dos gols do United, van Persie é fundamental para o novo clube, ainda que esteja em Old Trafford há menos de três meses. A contratação foi perfeita, pois acrescentou ao sistema um atacante quase infalível, no auge da carreira e aparentemente livre da tendência a lesões.

O gol marcado contra os ex-patrões foi um símbolo do que ele representa para o United. Embora seja excelente também fora da área, van Persie não precisa, a toda hora, buscar o jogo e criar suas próprias oportunidades. A bola se oferece com mais frequência para o artilheiro finalizar, geralmente com precisão cirúrgica. Ele é a cereja do cupcake.

No Arsenal, van Persie era bem mais do que a cereja. Sua influência sobre os gols dos Gunners na temporada passada foi de 58%. É inevitável pensar que, não fosse por ele, o Arsenal teria fracassado na busca por uma vaga na Champions League pela primeira vez na era Wenger. Houve outras peças importantes, como Alex Song (outro que deixou o Emirates), principal assistente de van Persie, mas o holandês, com seus 30 gols e 13 assistências em 38 partidas, era incomparável.

Sterling, 17, é o melhor coadjuvante de Suárez

Situação parecida vive Suárez. De acordo com a Opta, se os gols marcados e assistidos pelo uruguaio fossem excluídos, o Liverpool seria o último colocado da Premier League, com apenas dois pontos. Ele participou diretamente de nove dos 13 gols do time, ou seja, 69%. Pudera! Suárez é o único atacante com mais de 20 anos disponível no elenco. Borini, de 21, começou mal em Anfield e está lesionado.

É evidente que a excessiva concentração dos gols em Suárez tem mais contras do que prós. A tabela, que mostra o Liverpool em 12º, está aí para comprovar. Por outro lado, também parece claro que o time de Brendan Rodgers pode melhorar demais caso tenha um mercado produtivo em janeiro, o que é bem provável pelo discurso do treinador.

Suárez amadureceu e está pronto para liderar o Liverpool. O compromisso do clube é construir seu ataque em torno do uruguaio, com opções além dos ótimos teenagers Suso e Sterling. É o caminho inverso do percorrido pelo Manchester United, que inseriu um atacante fantástico numa engrenagem que já funcionava antes dele.

Autor: Tags: , , ,

8 comentários | Comentar

  1. 28 Roberto Junior 06/11/2012 16:19

    Daniel, fica uma sugestão: um post sobre a repercussão da troca de camisas entre VP e André Santos.

    O argumento de Wenger de que “André errou por diferenças culturais” gera um bom debate.

    Na minha humilde opinião, é uma tremenda babaquice. O mundo do futebol em geral vive pregando que não se deve confundir o jogo com a uma espécie “guerra” e o glorioso francês vem com uma explicação dessa. Ademais, ele deveria lembrar que o seu antigo artilheiro não saiu do clube bancando uma de mercenário. Mas, sim, porque queria ganhar títulos. Coisa que no Arsenal anda pra lá de impossível…

    Abraço!

    Responder
    • Júnior 11/11/2012 1:41

      Cláudio, com 17 anos ainda estava na base do Feyenoord, chegou ao arsenal com 21 anos. E segundo que se ele era banco pro Henry, Bergkamp e Ljunberg era por que eles eram melhores na época.

    • Daniel Leite 06/11/2012 21:17

      Já tinha programado o próximo post para o Manchester City, mas concordo contigo.
      No máximo, André Santos foi ingênuo. Quero acreditar que a presença do Vermaelen na lateral-esquerda contra o Schalke foi uma decisão apenas técnica (Santos foi péssimo contra o United). Wenger tem de desistir do brasileiro porque ele é um defensor de mentira, não porque ele trocou camisas com van Persie.

    • Claudio Roberto 06/11/2012 18:25

      Daria mesmo uma boa discussão.

      Mas isso ai é folclore né, o Gerrard mesmo não troca a camisa com seus rivais.
      Eu acho valido, essa rivalidade sadia, de raiva que nao extrapola para a agressao, aqui é o contrario, todo mundo troca camisa com todo mundo e saem na mao por qualquer coisa.

      E a torcida do Arsenal tinha que ter muito respeito pelo Van Persie!!!
      Me lembro muito bem dele, com 17 anos, ali no banco, reserva de Bergkamp, Henry entre outros e nunca cresceu topete querendo ser titular!!!

  2. 27 bel 05/11/2012 18:51

    Concordo plenamente com o Felipe Oliveira,o placar do jogo foi enganador e se a pontaria estivesse boa,teria sido uma goleada fácil. Grande parte se deve ao “excelente” lateral André Santos. Nunca entendi muito bem porque raios o Wenger não contratou um jogador melhor pra posição,dinheiro pra isso o Arsenal tem mas porque ele,um lateral que nem sabe defender? O fato é que o empresário dele está de parabéns.
    O Arsenal,coitado,não sei…talvez precise respirar novos ares. O time tá se apequenando,se não fosse o RVP não classificava pra Champions dessa temporada. E pra piorar o Wenger não faz contratações a altura dos jogadores vendidos. Não é assim que os Gunners vão voltar a ganhar uma EPL e nem muito menos uma Champions. Talvez se a situação não melhorar,pode se pensar em trocar de técnico.

    Responder
  3. 26 Roberto Junior 05/11/2012 16:01

    Feito dizem os mais jovens, André Santos “mitou”. Trocou a camisa com Van Persie no intervalo e vai perder o lugar no time rsrsrsrsrs. Enfim, não importa o motivo, já tava na hora, né? Com todo o respeito ao profissional e ao homem, o jogador André Santos não é pro Arsenal…

    Abraço!

    Responder
  4. 25 Luiz Souza 05/11/2012 15:55

    Vendeu Torres por Suarez e Carroll.

    Com a Grana em sobra dava para ter contratado Berbatov, Demba Ba, Dempsey e ainda sobrava um trocado !!!

    Liverpool não usou a cabeça, antes ter perdido naquele momento do que tentando a sorte com Carroll.

    Era muita loteria e paga o preço até hoje.

    Responder
  5. 24 Felipe Pedroza 05/11/2012 14:58

    Isso porque Suarez custou mais de 10 milhões de euros a menos que Andy Carrol, o William José inglês.

    E, sinceramente, não precisava entender tanto de futebol para saber, dois anos atrás, quem era mais jogador.

    Responder
    • Claudio Roberto 05/11/2012 15:39

      Excelente comparação!!!!

  6. 23 Felipe Oliveira 05/11/2012 14:41

    Não vi nada demais trocar camisa, isso é comum e os caras eram companheiros ate uns 3 meses atras, o pessoal exagerou nessa, Van Persie disgraçado, agora ta na hora de machucar de novo e ficar 1 ano fora, hahaha

    Suarez sempre foi muito pelas ambições do Liverpool, o unico que tem condições tecnicas de fazer um bom jogo com ele é o Gerrard, mas esse vive machucado, se nada mudar até o fim da temporada, acredito que ele vai tomar a mesma decisão do Van Persie e procurar um time que queira titulos.

    Quem viu o jogo sabe que o placar foi enganador, Arsenal teve mais posse de bola e nao sabia o que fazer, enquanto o united vinha com tudo , como sempre o Arteta comandou as ações no meio campo Gunner e Wilshere estava nervosinho desde o inicio, Cazorla bem marcado nao fez nada e o floop da rodada foi novamente o Aarom Ramsey que está armando contra-ataque adversario com uma precisao incrivel.

    Não assisti nenhuma outra partida, fiquei tão nervoso com essa que fui ligar a TV de novo só no domingo pra assistir a Formula 1, vo ver se consigo o download do BBC MOTD pra nao ficar por fora da rodada.

    Responder
  7. 22 Claudio Roberto 05/11/2012 14:19

    Nas transf de meio de ano, eu sempre fui mto mais favoravel o Van Persie do que o Lucas, pois o United precisava de um matador, por essas e outras nunca entendi o afastamento do Berbatov.

    Tem uma estatistica tambem do United sem o Holandes voador, e o United não estaria nada bem sem ele, estaria em 12º lugar.

    Apoio a não comemoração dele contra o Arsenal, afinal ele saiu de lá pois não encontrava ali uma equipe com amibçao de vencer titulos e sim ficar sempre entre os 4 primeiros da Premier League e entre os 8 melhores da Europa, é muito pouco!!!

    Ja disse outras vezes, o United se manter esse ritmo, leva a Premier e de quebra aparece em duas finais em Wembley, basta querer..

    Luiz Suarez
    É um grande jogador sem duvida, se o Liverpool nao tivesse gasto 30 e todos no Andy Carroll, podeira os reds ter formado uma bela dupla de ataque tambem, vou dar exemplos, um Suarez e Demba Ba, ou Suarez e Klose, Suarez e Benzema ou Higuain..o Liverpool poderia voltar a sonhar com UCL.

    Responder
  8. 21 Rodrigo 05/11/2012 13:50

    Quero ver esse United quando o Rooney engrenar junto com Kagawa, apesar que eu já começo a achar que o SAF está “robotizando” ele igual fez com o Anderson. De meia-atacante, o cara virou meia direita em losango.

    Responder
  1. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios