Publicidade

quinta-feira, 22 de novembro de 2012 Chelsea | 13:57

Benítez, interino

Compartilhe: Twitter

Benítez derrubou Juventus, Chelsea e Milan na Champions League em 2005

Ainda que tenha assinado um contrato de 18 meses, como garante Tony Barrett (Times), Rafa Benítez foi oficialmente anunciado como “treinador interino” do Chelsea. Ou Roman Abramovich tentou expressar seu desejo de contar em breve com Pep Guardiola, ou finalmente admitiu que a interinidade é uma condição inerente a qualquer técnico dos Blues.

Afastado do futebol há dois anos, desde que foi dispensado pela Internazionale, o novo treinador enfrenta resistência dos torcedores. É impossível ignorar as várias batalhas contra o Liverpool, especialmente intensas entre 2005 e 2009, quando Benítez trabalhava em Anfield e encontrou o Chelsea dez vezes na Champions League. A desconfiança passa também pelo melancólico último ano do espanhol na Inglaterra e as contratações questionáveis enquanto manager do Liverpool.

Entretanto, ele é inegavelmente vencedor. Ninguém ganha por acaso duas ligas nacionais com o Valencia e uma Champions League com uma versão limitada do Liverpool. Benítez perdeu apenas dois dos 38 jogos da Premier League em 2008-09. Em seis anos de Anfield, Rafa virou ídolo dos torcedores porque tornou o time competitivo em qualquer cenário, como na semana em que venceu Real Madrid por 4 a 0 e Manchester United por 4 a 1, em março de 2009.

O Chelsea de Benítez deve ser mais consistente

Benítez faz radiografias de seus adversários, estuda-os detalhadamente antes de cada partida, característica que o torna tão eficiente em copas, sobretudo as europeias. O sistema do Chelsea não deve mudar, pois Rafa é um adepto convicto do 4-2-3-1. No entanto, a depender do oponente, a estratégia será diferente. É possível, por exemplo, que um dos armadores dê lugar a Ramires na linha dos meias, por conta do péssimo momento defensivo do Chelsea e da predileção do espanhol por equipes mais consistentes.

E Fernando Torres? Há quem interprete a aposta em Benítez como uma espécie de cartada final para que o centroavante se recupere. Até pela falta de alternativas confiáveis, é provável que Rafa dê nova chance a Torres, de quem ele extraiu o máximo durante sua passagem pelo Liverpool. Contudo, a crise do ex-artilheiro engloba vários aspectos: é física, técnica e de confiança. Assim, Benítez precisa incluir um atacante (além de um ou mais volantes para aprimorar o 4-2-3-1) em sua lista de compras para o mercado de janeiro.

Aliás, as futuras aventuras de Benítez no mercado realmente preocupam os torcedores. Mas, apesar dos inúmeros flops (N’Gog, Babel, Morientes, González, Keane, Aquilani e por aí vai), ele ainda é o técnico que contratou Skrtel, Agger, Mascherano, Alonso, Torres, Suso e Sterling. E também não sabemos até que ponto Abramovich lhe dará autonomia para tomar decisões estratégicas. De qualquer maneira, para aceitar ser chamado de “interino”, Rafa certamente estava muito determinado em retornar à Inglaterra. A rejeição da torcida, a excentricidade do proprietário, o vestiário e o passado tornam o desafio ingrato. Motivado, Benítez tem capacidade para enfrentá-lo.

Autor: Tags: , ,

7 comentários | Comentar

  1. 27 Claudio Roberto 23/11/2012 16:30

    Mano meneses demitido, logo penso que ele assumira o QPR e o Hughes assumirá a seleção brasileira….kkkkkkkkkkkkkk

    Responder
  2. 26 Claudio Roberto 23/11/2012 14:59

    Pow, li umas noticias agora…legais.
    Saiu a estatua do SAF, sem fazer media, eu me emocionei, afinal, eu acompanho o trabalho do cara desde 92, e se eu daqui no Brasil, nunca questionei o trabalho dele, imagine os ingleses que convivem la o “dia a dia”, nao sou torcedor modinha.

    Rodrigo ta com a carta cantada, Hughes saiu e Redknapp pode assumir, como o Luiz souza disse temos que jogar alguma coisa, vai que dá!!!

    Arsenal acertou um belo patrocinio, quem sabe daqui um tempo volta a grandes conquistas….

    CBF e THE FA vivem um caso de amor, um vai jogar contra o outro duas vezes, uma na comemoração dos 150 anos da THEFA e o Enghlis Team virá ao Brasil para a reestreia do novo Maracanã, gostei, se eu conseguir, quero ir.

    por hj é só…um bom final de semana a todos.

    Responder
  3. 25 Rafael Castilho 23/11/2012 12:20

    Gosto do trabalho do Benítez, estudioso pra caramba, será legal vê-lo de volta. Só acho que não combina com o Chelsea.

    Será bom pra EPL a volta dele até pela rivalidade com SAF. Lembro que na época do Liverpool ele escancarava nas entrevistas sobre o favorecimento ao Manchester United, que todos sabem que existem mas muito fingem não ver. Ele tinha até dossiê com todos os erros a favor do United nas temporadas.

    Responder
  4. 24 Luiz Souza 23/11/2012 10:34

    Vamos jogar na mega sena pessoal, estamos acertando todas até agora !

    http://trivela.uol.com.br/inglaterra/qpr-anuncia-demissao-do-tecnico-mark-hughes

    Já vai tarde !

    Responder
    • Claudio Roberto 23/11/2012 10:35

      Pow é verdade…

  5. 23 Rodrigo 23/11/2012 10:15

    Chelsea precisa de uns 2 reforços no mínimo, e sem cometer a imbecilidade de querer dispensar o Ashley Cole para ficar com o meia boca Bertrand. Precisa de um volante melhor que o Mikel (M’Villa?), um centroavante porque Torres nem reza brava dá (não acredito que Benitez vai extrair o seu melhor, então vai do óbvio, o Falcao Garcia). Ia falar pra ir atrás de um substituto do Lampard, mas acho que tem dois jogadores com potencial no futuro para ser…McEachran (emprestado ao Boro) e o De Bruyne que é o melhor do Werder Bremen.

    Responder
    • Rodrigo 23/11/2012 11:42

      Ótimo pro Chelsea, arriscadíssimo pro Atletico.

    • Claudio Roberto 23/11/2012 10:34

      Meu espanhol arranhado, pelo menos sei ler..vi no As, sobre uma possivel troca e uma volta para o Atletico de Madrid, repatriar Torres e pegar uma grana e vender Falcao Garcia…o que acha?

  6. 22 Roberto Junior 22/11/2012 17:29

    Quem diria, mas o senador Drogba está fazendo falta.

    Responder
  7. 21 Claudio Roberto 22/11/2012 14:29

    O topico de agora esta muito bem explicado, até parece um resumo do rascunho do que já foi dito nos 2 topicos anteriores.

    Esse esquema do THIS, é um esquema praticamente armado do mesmo jeito do time que jogou a Final da UCL contra o Milan.

    Dudek/ Cech

    Finnan/ Ivanovic
    Carragher/ Cahill
    Hyypia/ D. Silva
    Riise/ Cole

    Traore/ Mikel
    Xabi Alonso/ Lampard(Romeo)
    Gerrard/ Ramires
    Luis Garcia/ Mata
    Kewell/ Hazard

    Baros/F.Torres

    Responder
    • Claudio Roberto 22/11/2012 16:25

      Verdade, brigas administrativas prejudicam qualquer clube, e ainda mais a tal Hicks Muse, não sabe adm nada, nem na Inglaterra, nem no Brasil, em lugar nenhum.

    • Luiz Souza 22/11/2012 16:11

      PQP até hoje não sei como ele ganhou a UCL com este time kkkkkkk.
      Benitez tira muito leite de pedra.

      Ele se afogou no Liverpool devido a várias coisas erradas ao mesmo tempo:
      Perda do Xabi Alonso, Mascherano ficou machucado
      Gerrad machucou
      Torres também.

      Além de tudo isso naquela época estava o vai não vai da venda do clube.
      Os donos brigando para não perder o clube e o futebol foi deixado de lado.

  1. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios