Publicidade

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 Premier League | 14:42

Saldo da festa

Compartilhe: Twitter

Sete rodadas em um mês, quatro em dez dias. A concentração de partidas da Premier League no período festivo sempre rende muitas observações. O blog trata de três aspectos importantes:

Disputa pelo título fica mesmo em Manchester. Two-horse race, dizem os ingleses. A derrota do Chelsea para o QPR praticamente enterrou a possibilidade de o título sair de Manchester. Mesmo que o time de Rafa Benítez flerte com 100% de aproveitamento até o fim da temporada, o que é para lá de improvável, a vantagem real de 11 pontos do United (que curiosamente perdeu 11 em 21 rodadas) não dá margem a outro perseguidor além do Manchester City, sete pontos abaixo. A turma de Robin van Persie é favorita pelo conforto na liderança e pela capacidade do holandês de resolver os jogos em que o United falha do ponto de vista coletivo.

Trabalho de Rodgers é melhor do que parece. A atual oitava posição do Liverpool é a mesma que frustrou os proprietários e resultou na demissão de Kenny Dalglish no fim da temporada passada. No entanto, o significativo enxugamento da folha salarial e a consciência de que resultados importam menos do que o alicerce para os próximos anos dão outra perspectiva à gestão de Rodgers. Já falamos muito da coragem para aproveitar jovens num contexto (elenco curto) que exige isso, mas as últimas rodadas expuseram outras virtudes do trabalho do norte-irlandês.

O Liverpool teve péssima atuação contra o Stoke, no Boxing Day, mas foi não menos do que excelente nas outras partidas festivas, diante de Fulham, QPR e Sunderland. Nesses três jogos, a equipe teve médias de 24 finalizações e 63% de uma posse de bola muito mais produtiva do que no início de 2012-13. Rodgers ainda resgata jogadores que pareciam causas perdidas (Henderson e Downing, que vêm de ótimas atuações) e teve um par de boas notícias no início do mercado de inverno: a chegada de Sturridge, a quem ele perseguia desde agosto (pode não dar certo, mas o Liverpool é o melhor lugar para o atacante de 23 anos), e a saída de Joe Cole para o West Ham.

Nulo na temporada passada, Marveaux virou titular na ausência de Ben Arfa em 2012-13

Departamento médico determina temporada fraca do Newcastle. Os Magpies têm nove derrotas nas últimas 11 partidas. A distância de apenas dois pontos para a zona de rebaixamento representa um anticlímax para quem comemorou tanto a quinta posição da temporada passada. Alan Pardew não se acomodou após ganhar um contrato até 2020, e as contratações de 2011-12 também não deixaram de ser brilhantes. O maior problema reside no péssimo momento físico do elenco.

A equipe que contava demais com Ben Arfa e Cabaye teve Marveaux e Bigirimana em várias das últimas rodadas. Até Jonás Gutiérrez perde jogos por lesão. Steven Taylor, que seria fundamental ao lado de Coloccini para tornar a defesa mais confiável, raramente está saudável. Agora sem Demba Ba para garantir um gol por partida, o Newcastle aposta mais em seus fisiologistas do que em quaisquer outros profissionais para ter uma temporada tranquila. Em meio à ameaça de crise, o lateral ofensivo Mathieu Debuchy é ótimo reforço e serve de alento.

Autor: Tags: , , , , , ,

10 comentários | Comentar

  1. 30 bel 07/01/2013 10:09

    Não,Victor…não e ele que e ufanista. Você e que e CHORÃO. alias,que eu saiba o gol foi dentro do tempo de acréscimo e não importa se foi no começo ou no fim,se esta dentro do tempo ta ok. Vai desmerecer a champions de 99 que foi ganha nos acréscimos,também? E outra: muita gente tem uma birra com o United e acredito eu que se fosse qualquer outro time a marcar nos acréscimos NINGUÉM estaria reclamando.

    Responder
    • Rodrigo 07/01/2013 10:50

      Ufanismo está relacionado com nacionalidade, não com clube.

  2. 29 Victor 06/01/2013 3:38

    E mais uma vez a arbitragem levanta a famosa placa de acrescimentos ‘até o manchester united marcar’. É uma piada o quantas vezes isso acontece. E depois vem o SAF e reclama dos mesmos….palhaçada.

    Responder
    • Rodrigo 07/01/2013 8:21

      Ué…o tempo de acréscimo foi justo e o gol nem saiu nos últimos minutos do acréscimo. Não procede essa choradeira.

    • Luiz Souza 06/01/2013 23:08

      Infelizmente grandes sempre tem dessa.
      Hoje Suarez fez um gol com a mão e levou os Reds para a próxima fase.

      Isso de sair acabar o jogo até sair o gol do United já é assim há anos.

      Quem não se lembra do Gol do Owen contra o City, pra mim foi o mais escancarado de todos.
      Ou os vários jogos ganho no apito no campeonato ganho contra o Liverpool, vice daquele ano onde o Liverpool ganhou do United dentro e fora de casa com Torres voando.

      Enfim o “Fergie Time” fez mais uma vítima rs

    • Victor 06/01/2013 18:08

      Você, Claudio, é ufanista. Suas considerações sobre o time mais ajudado pela arbitragem inglesa são irrelevantes.

      É patetico, ver o quanto o United é favorecido pelos juizes, patético. Mas obvio…como é a favor do time vermelho de Manchester, ta tudo bem.

    • Claudio Roberto 06/01/2013 4:37

      City ganhou um campeonato nos acrescimos, e ninguem falou nada….é mto MIMIMI.

  3. 28 bel 05/01/2013 17:57

    Hoje o United jogou pessimamente mal. Não entendi o porque da ideia de jerico do Ferguson de improvisar o Rafael no meio-campo. Sorte que os Hammers não conseguiram matar o jogo nas inúmeras oportunidades que tiveram e RVP fez o que devia fazer,conseguimos o replay.
    Agora realmente…alguém me explique pq cargas d’água o West Ham foi contratar logo o Wellington Paulista? Parece mentira,mas não é. Eu vi na ESPN hoje!

    Responder
    • Júnior 06/01/2013 9:36

      Quando eu vi nem acreditei também. Tem empresário que é foda

    • Claudio Roberto 06/01/2013 4:41

      United foi horrivel hj, só que o lançamento do Giggs e a matada do RVP, tem que aplaudir de pé!!!

  4. 27 Rodrigo 05/01/2013 11:45

    Vice não herda vaga na Copa da Liga.Na FA Cup sim.

    Responder
    • Rodrigo 05/01/2013 11:45

      Affe maria. Estou todo atrapalhado, hahahaha. É respondendo o comentário do Júnior.

  5. 26 Rodrigo 05/01/2013 11:44

    Vice não herda vaga na Copa da Liga. Na FA Cup sim…

    Responder
  6. 25 Rodrigo 05/01/2013 11:42

    Vice não herda vaga na Copa da Liga. Na FA Cup sim.

    Responder
  7. 24 Manoel 03/01/2013 22:49

    Daniel, o que vc vem achando do trabalho do villas boas no tottenham? Acha que ele esta conseguindo imprimir o seu estilo de jogo favorito no time? O clube precisa mais de algum jogador?( tipo o joao moutinho)… Parabens pelo blog..Abraco

    Responder
    • Rodrigo 04/01/2013 8:21

      Agora sim AVB vai se acertando no Tottenham. Mas o time ainda precisa de algumas peças para ficar pronto. As laterais são um problema com Walker em má fase e o Naughton ruim por natureza. E o meio campo ainda sente a falta de um Modric.

    • Daniel Leite 03/01/2013 23:26

      Muito bom, especialmente por abrir mão das preferências e saber trabalhar com o que tem à disposição. Percebeu que, com o fracasso da negociação pelo Moutinho, não havia peças para repetir aquele 4-3-3 da época do Porto e reconheceu a ótima fase do Defoe. Para a próxima temporada, a tendência é que tente de novo contratar um verdadeiro substituto para o Modric (Dembele é um tipo diferente) e, aí sim, jogar como ele gosta. Valeu, abs.

  8. 23 Luiz Souza 03/01/2013 18:12

    Acabou o tempo de sossego do Torres rs.
    E quem não duvida que ele vai virar banco do Ba ?

    Liverpool vem sim crescendo.
    Preço alto pago no Sturridge ? sim, mas ele tem 23 anos e deve ter um salário 3x menor que se fosse usado para contratar Ba, com mais de 27 nas costas.

    Liverpool tentou o emprestimo do Villa esse sim era o classe mundial que falta para o ataque junto com Suarez.
    Querendo ou não ele sabe jogar muito bem como centravante e pelo lado do campo.

    E sim o campeonato está nas mãos do United.
    Enquanto o City o técnico briga no soco com atacante, no United quando o jogo ta apertado o Van Persie resolve !

    Responder
  9. 22 Rodrigo 03/01/2013 14:57

    Ah…e Balotelli fez mais uma “Balotellice”, rs. Quase sai no tapa com o Mancini…acho que agora foi o estopim para um dos dois rodar. Mais provável que seja o Balotelli por questões óbvias, mas como os Sheiks amam ele, vai saber…

    Responder
  10. 21 Rodrigo 03/01/2013 14:54

    Chelsea tinha tudo para fechar essa sequência com chave de ouro e Benitez enfim ficar em paz com a torcida, mas ontem a catástrofe aconteceu. E o QPR ganha confiança para sair do buraco, como todos dizem…tem time pra reagir. Quem mais se deu bem nas 4 rodadas foram Manchester United que se consolidou na liderança e o Tottenham que está em 3º e vem com tudo para voltar a UCL. Liverpool acho que em breve pega o 7º lugar do WBA que dá acesso a UEL (caso não role alguma zebra nas Copas). Acho que UCL fica pra próxima, mas a tendência é o time melhorar ainda mais com Sturridge (apesar do valor exagerado, pra variar). Everton mais uma vez é o melhor dos medianos e acho que vai crescer nesse 2º turno já que é um time cascudo de ótimo preparo físico. Acabou o encanto do Norwich, mas acho que essa sequência inesperada que tiveram será o suficiente para o time permanecer na elite, mas ainda acho que em CNTP era pra ficarem na parte de baixo da tabela. E o Newcastle junto com Aston Villa é um importante time correndo riscos de rebaixamento…impressionante como os Magpies não engrenam, e fizeram quase tudo direitinho na janela de contratações, uma pena. Vi o jogo do Southampton e ainda não entendo como estão na zona de rebaixamento, o time não é ruim tecnicamente e sempre vende caro suas derrotas. Wigan sempre merece cair mas acaba escapando. Já o Reading é o que mais tem cara de rebaixado, mas ainda assim não descarto uma reação já que eu não acho o time mal treinado apesar das limitações técnicas.

    Responder
    • Rodrigo 05/01/2013 11:44

      Por isso que eu disse quase. Deveria ter reforçado melhor a zaga e trazer o Debuchy antes. No meio pra frente, Anita veio por um valor justo e um time que estava alinhando com Tioté, Cabaye, Jonás, Ben Arfa, Ba e Cissé; todos jogando muito bem, só precisava de reforços para compor elenco mesmo.

    • Júnior 04/01/2013 21:30

      Outra coisa, sou torcedor do Newcastle, e vc falou que fizeram quase tudo certinho na janela de transferencias? Discordo completamente. O time só tem três zagueiros (Coloccini, Wilhansom e S. Taylor) e todo mundo sabe que o S. Taylor é um ótimo zagueiro mas é de vidro, juntando as suas últimas três temporadas ele fez só 44 jogos em todas as competições. E o Wilhanson não tem nível pr jogar nem na Championship. Contratou o Anita caro (6.7 Libras) pra uma posição que não era a principal necessidade. Deixou de contratar Douglas e Debuchy por causa de diferenças mínimas e o único reforço para o setor ofensivo foi o Amalfitano, que veio da Ligue 2 e praticamente não jogou. Resumindo, fizeram tudo errado na janela de tranferencias. parece que perceberam o erro e começaram a desfaze-lo neh? (Debuchy)

    • Júnior 04/01/2013 21:19

      Na copa da liga já aconteceu a zebra e a vaga fica com o campeão dentre: Chelsea, Swansea, Aston Villa, Bradford. ó único dessas equipes que deve ficar entre os 7 é o Chelsea, e se ele for o Campeão, o vice Aston Villa ou Bradford herdaria a vaga.

  1. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios