Publicidade

quarta-feira, 6 de março de 2013 Copas Europeias, Man Utd | 08:57

Do kung-fu a Modric

Compartilhe: Twitter

Acabou para o Manchester United. E está acabando para a Inglaterra, que, na Champions League, deve ter apenas a despedida do Arsenal em Munique e a honra de sediar a decisão. A provável ausência de representantes ingleses nas quartas de final é a sequência natural do que foi discutido no blog em dezembro do ano passado. No entanto, como até José Mourinho admitiu (“o melhor time perdeu”), os Red Devils poderiam ter derrubado o Real Madrid. O blog enumera cinco episódios que determinaram a derrota por 2 a 1 e a eliminação do United em Old Trafford:

Ferguson dispensou a entrevista coletiva após o jogo. Não é difícil entender por quê

A expulsão de Nani. O lance capital do confronto, mais do que qualquer um dos cinco gols. Sem intenção, Nani aplicou em Arbeloa um golpe de kung-fu e foi expulso pelo árbitro Cuneyt Cakir, que, enquanto o português estava deitado, teve alguns segundos para pensar no que faria. Um cartão amarelo teria punido Nani com correção, condenando a imprudência sem ignorar o caráter acidental do lance. Até a expulsão, o United controlava bem o jogo e não dava sinais de que sofreria gols.

A ausência de Jones. O quebra-galho do elenco, que perdeu por lesão a partida decisiva, teria sido importante demais. Não apenas para assessorar Rafael no combate a Ronaldo, sua principal função no jogo de Madrid, mas especialmente para fechar espaços e oferecer mais energia depois da expulsão de Nani. Alonso, Modric, Özil e Kaká circulavam à vontade contra meio-campistas desgastados e sem a força de Jones, que, como Sam Allardyce descobriu há duas temporadas no Blackburn, é capaz de proteger muito bem a área.

A apatia de van Persie. Ainda que a fase não seja brilhante, o holandês poderia ter feito mais no confronto. Na primeira partida, faltou a precisão habitual quando ele perdeu uma oportunidade clara diante de Diego López. Na segunda, faltou tudo a van Persie, que se aproximou bastante de sua versão pálida da Euro 2012.

A decisão de Ferguson. Ferguson relegou Rooney ao banco com o argumento de que Welbeck seria mais eficiente em atrapalhar Xabi Alonso. De fato, Welbeck foi enérgico sem a bola e limitou a passes burocráticos o articulador do Real Madrid, que costuma ser letal nos lançamentos. Mas Rooney vive ótima fase técnica e, embora não tenha o fôlego de Welbeck, também está habituado a cumprir papéis defensivos que contrariem sua “natureza”. Teria sido mais simples perseguir Alonso do que fechar o lado direito, como no primeiro jogo. É inevitável pensar na falta que Rooney fez nos momentos em que o United dominava. Não aproveitar Kagawa, que vinha de hat-trick no sábado, foi outra opção questionável.

A entrada de Modric. O ex-dínamo do Tottenham ainda não encontrou espaço no sistema de Mourinho, que mantém Khedira e Özil nas posições que ele poderia ocupar. Mas a atmosfera de um estádio inglês fez bem ao croata, um dos grandes da Premier League até a temporada passada. Chamado logo após a expulsão de Nani, Modric mostrou seu repertório em meia hora. Além do gol que pôs o Real Madrid em situação favorável, os passes precisos e a excelente movimentação minaram o sistema defensivo do United. Foi o melhor do jogo.

Página do blog no Facebook

Autor: Tags: , , , , , , ,

7 comentários | Comentar

  1. 27 Fred 09/03/2013 11:06

    Esse jogo teve meia hora a menos de excelente futebol. :/

    Responder
  2. 26 João Pedro 07/03/2013 21:48

    Lembrando que depois do Ferguson deixar o Beckham no banco contra o mesmo Real ele deu o fora do United. Será irônico se o mesmo ocorrer com o Rooney.

    Lembrando que quem acabou com aquele jogo não foi o árbitro mas sim o Ronaldo, apesar do Beckham ter entrado jogado bem e até marcado gol, mas tarde demais.

    Responder
    • João Pedro 08/03/2013 17:21

      Verdade Claudio mas duvido que o Beackham se recusaria a jogar a partida inteira.

    • Claudio Roberto 07/03/2013 21:49

      Sim, sim eu lembro, mas vale lembrar de que o Becks estava com febre!!!

  3. 25 André 06/03/2013 18:31

    De onde surgiu esse infeliz do Felipe Oliveira?

    Responder
  4. 24 Luiz Souza 06/03/2013 13:23

    Agora sem UCL, podem dar o Título de vez pro United.
    Mas fica a sensação para eles que foram garfados e poderiam levar a UCL também.

    Caminho agora está aberto para Bayer e Real, favoritos ao título, mas tudo vai depender de um sorteio que pode colocá-los frente a frente já nas quartas.

    Olho no Borussia, fez ótima 1º fase empatou com City e Real fora e ganhou dentro de casa.
    Ontem massacrou o Shaktar.

    Sobre os inglêses na UCL, acho que é momento temporário isso.
    Ano que vem eles recebem a 1º parcela gorda dos novos direitos de transmissão da EPL.

    Possívelmente se forem inteligentes, poderão ter mais força de negociação $$$ por jogadores de classe mundial, ai quem sabe voltar aos tempos de 2005 até 2009.

    Responder
    • Felipe Oliveira 06/03/2013 14:45

      Não podemos esquecer do Barcelona.

    • Claudio Roberto 06/03/2013 13:34

      Cara, no Sorteio, o United poderia ter pego, Celtic, Porto, Valencia, mas pegou o Real, faz parte.
      O United na bola, acho que nao venceria um Munique e nem o Barcelona, dependendo do fim da temporada dos caras, o resto dava pra passar!!!

  5. 23 Felipe Oliveira 06/03/2013 13:20

    Grande jogo.
    Também não gosto do Real Madrid e quem classificasse pra mim nao faria diferença.
    Expulsão exagerada, Robin Van Pipoca perdido em campo e Rooney no banco, ai fica dificil né.
    Mas gostei do que vi, Debils eliminado com a ajuda do juiz, hahahaha que ironico.
    Toda a Inglaterra ta rindo disso até agora.
    Na Champions League nao tem Clattenburg, Mike Dean e Howard Webb não fio.
    United tomou na mesma moeda.
    Pena que isso não acontece na EPL.

    Responder
    • Júnior 09/03/2013 16:43

      Cláudio, também acho Dortmund, Bayern e Real favoritos, mas não descarto a Juve também não, é um ótimo time e tem o Pirlo de maestro

    • bel 06/03/2013 18:45

      Felipe Oliveira
      Tás bem risonho pra quem vai tomar um sacode do Bayern,hein?

    • Claudio Roberto 06/03/2013 15:01

      Cara, pelo futebol que venho assistindo do Barça, eles rodam agora contra o Milan….por isso nao citei!!

    • Felipe Oliveira 06/03/2013 14:12

      Vamo falar de coisa boa, deixa o Arsenal pra lá, haha
      Os Gunners terão que suar muito para nao ser goleado em Munique.

    • Claudio Roberto 06/03/2013 13:36

      E o Arsenal, você acredita em milagres???
      Eu mesmo acreditava em uma vitoria em Londres, mas tomou 2 gols mais sem vergonha do que os que o United levou….
      se o sorteio nao colocar eles no seu proprio caminho, a final podera ser entre Real, Munique e dortmund, o sorteio define quem enfrenta quem, caso caia todos no mesmo lado e só um for a final, com certeza será o campeao.

    • Claudio Roberto 06/03/2013 13:31

      eeeeeeeeita…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. 22 Claudio Roberto 06/03/2013 11:40

    Olá.
    Ontem nao assisti o jogo ao vivo, mas vi o Vt mesmo sabendo da vitória.
    Eu estava ouvindo o radio, e quando ouvi a expulsão, eu desliguei o radio e disse, United eliminado! um amigo meu nao concordou muito, mas depois ele entendeu o porque eu sou torcedor do United, por conhecer bem o time e suas superaçoes.
    O time estava no auge fisico e mental, ali pau a pau contra um grande time, uma expulsão como essa desestabiliza muito a favor do rival
    Sobre a expulsão, foi ridicula, por varios aspectos, 1º quem dominou a bola foi o NANI, e o jogador merengue entrou num espao que nao era dele, veja os video por ai e verá que ele domina a bola, até muda a rotaçao e o jogador encontra o pé dele, ou o pé dele encontra o jogador, todos de mesa esportiva acharam um absurdo a expulsão, que pra mim, eu considero como 80% da eliminação, pois até o momento o United estava clasificado e nao por causa do regulamento.
    Isso ai tbm é um chega né, para aqueles que dizem que tem apito amigo United, que o United é ajudado, e todas aquelas baboseiras de sempre.
    Na segunda fiquei sabendo quem era o arbrito do jogo, independente de quem fosse, eu nao gosto qnd é juiz turco, por causa de toda rivalidade e antipatia que existe entre turcos e ingleses, coloco mais esse episodio como exemplo!

    Jones se tivesse entrado no jogo, seria no lugar do Cleverley, mas acho que daria no mesmo, afinal o esquema que o SAF montou era o correto para parar o Real Madrid.
    RVP, ficou apatico mesmo, devido a ausencia do Rooney, erro crucial do SAF, ele poderia ter montado o meio como ele fez e o Rooney a frente com RVP, provavelmente teria sido outra atitude no ataque.
    SAF ao meu ver só errou ao nao escalar o Rooney de titular, nao importa se armando ou no ataque, o Rooney tinha que ter saido jogando, a saida dele do jogo matou uma possivel alteraçao de esquema com Kagawa.

    Modric, é excelente.
    engraçado é no AS.COM, dizendo que é a La remontada da décima, se a expulsão fosse pro lado merengue, estariam crucificando o juiz ate´agora.

    E eu como o SAF fiquei indignado com a expusão, ele fez o certo em nao falar nada, para nao se auto prejudicar, por falar verdades, se bem que as vezes ele exagera, mas o uqe ele iria reclamar com certeza daria razao a ele.

    Quanto aos ingleses serem eliminados antes das 4ª, é um processo normal, para quem muitas vezes andou decidindo o campeonato, só tem que voltar a ter uma maior consistencia.
    United se esbarrou no Real, o City que sobra no ingles perante os outros, não fez sua parte, o Chelsea foi enganado por causa do titulo, o Arsenal, Liverpool cairiam muito o nivel, e o Tottenham, mesmo evoluindo se chegar tem que melhorar muito!

    Pela situação da Premier League.
    Ganhar o titulo é obrigação do United, e se vier a FA CUP eu considero como Bonus.

    ufa falei demais.
    Até.

    Responder
    • bel 06/03/2013 18:39

      Bem lembrado a antipatia entre turcos e ingleses. Mas também tem o fato de que os juízes tem gostado bastante de favorecer os times espanhóis. Barcelona nos últimos anos que o diga. Também vejo culpa na própria UEFA,que mesmo com incidentes infelizes como aquele do Ovrebo,continua escolhendo árbitros fracos para jogos muito importantes.
      O time tava segurando bem,mas sentiu a expulsão injusta. Com vergonha na cara,nessa temporada pelo menos teremos a EPL.

  7. 21 Rodrigo 06/03/2013 11:18

    Atribuir a eliminação somente a expulsão de Nani é tapar o sol com a peneira. Ferguson nunca deveria ter colocado Rooney no banco, e a mexida de Mourinho foi excelente. Enfim, péssima temporada inglesa na UCL, vamos ver na UEL. Se vacilar, os alemães tomam o segundo lugar.

    Responder
    • Rodrigo 06/03/2013 14:39

      Claro que sim, mas o SAF errou também. Não se pode atribuir única e exclusivamente ao árbitro.

    • Claudio Roberto 06/03/2013 11:43

      não sendo clubista….
      mas contribuiu e mto aexpulsão, o jogo tava 53% real 47% United e 1×0, depois da expulsão só deu real.
      A expulsão foi injusta.

  1. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios