Publicidade

quinta-feira, 11 de abril de 2013 Man Utd | 19:16

Por que Falcao?

Compartilhe: Twitter

A hipótese de Radamel Falcao García jogar em Old Trafford parece bem realista. Guillem Balagué, jornalista da Sky Sports que se notabilizou por antecipar e desmentir negociações ligadas a clubes ingleses e espanhóis, informa que o Manchester United já pagou ao Atlético Madrid uma espécie de adiantamento para assegurar a contratação do atacante colombiano.

"I'm still here"

Apesar da inegável capacidade de Falcao de decidir partidas por conta própria, é estranha a suposta disposição do clube em investir tanto nele (o Atlético pagou €40 milhões há dois anos). Mesmo que Kagawa e Welbeck sejam aproveitados em outros papéis, não há carência de atacantes no elenco de Rooney, Hernández, van Persie e Henríquez – estes dois comprados em 2012 para garantir, respectivamente, o presente e o futuro do United na posição. Por isso, o blog indica cinco jogadores, para cinco funções diferentes, que o United deveria contratar antes de cogitar torrar em Falcao uma considerável parcela do orçamento:

Luka Modric. Seria a contratação ideal de um deep-lying playmaker (algo como um “volante criativo”), papel para o qual o United resgatou Paul Scholes em janeiro do ano passado, após sete meses de aposentadoria. É verdade que Alex Ferguson aposta em Cleverley, mas está claro que ele não pode ser a única opção confiável para acompanhar Carrick no meio-campo (Giggs deve ser encarado como um bônus). Modric, excepcional em quatro temporadas de Premier League, não é um sonho impossível porque rendeu bem menos do que o Real Madrid esperava depois de pagar £33 milhões ao Tottenham: é um reserva de luxo, chamado quando José Mourinho precisa abrir defesas bem fechadas.

Gareth Bale. Se alguém justifica um investimento de £50, £60 milhões no contexto do United, este é Bale. Como os wingers do elenco – Valencia ,Young e Nani – estão em má fase, Ferguson pensa em novas opções para a função e já garantiu Wilfried Zaha, do Crystal Palace, para a próxima temporada. Mas Bale representaria um passo à frente, pois pode ser um winger à Cristiano Ronaldo em seus anos de Old Trafford. O galês provou nesta temporada que causa pânico em qualquer setor do ataque. Se tivesse no United a mesma liberdade que transformou o português numa máquina de marcar gols em 2007-08, a estrela do Tottenham seria ainda mais fenomenal.

Isco. A moda entre grandes clubes da Inglaterra é contratar meias versáteis, criativos (Oscar, Hazard, Coutinho…) e, se possível, espanhóis (Mata, Cazorla, Silva…). Em algum momento, Ferguson deve se render a um desses especialistas em assistências. Assim como o Arsenal aproveitou os problemas financeiros do Málaga para capturar Cazorla e Monreal, o United poderia buscar um dos prodígios do futebol espanhol: Isco, grande destaque da campanha do time andaluz na Champions League.

Toby Alderweireld. É mais um da fábrica de bons zagueiros belgas do Ajax que interessam a clubes ingleses, que já produziu Vermaelen e Vertonghen. Alderweireld, que tem seu nome ligado ao Liverpool, seria ótima aposta não apenas pela qualidade, mas também pelo preço. Como o contrato termina em 2014, a tendência é que os holandeses o liberem por, digamos, £7 milhões. Se Ferguson efetivar Phil Jones como meio-campista, seria importante ter à disposição outro defensor no momento em que Vidic e Ferdinand envelhecem. Bem como Brown e O’Shea, que deixaram Old Trafford em 2011, pode atuar ainda na lateral direita, com o bônus de ser tecnicamente superior aos dois.

Victor Wanyama. Se Jones virar zagueiro, aí seria mais interessante correr atrás do queniano do Celtic. O jovem de 21 anos, um grande ladrão de bolas, rapidamente se tornou ídolo em Glasgow pela intensidade e também pela capacidade de organizar o time após desarmar o adversário. Autor de um dos gols da vitória histórica sobre o Barcelona na Champions League, Wanyama é uma opção segura, sem tanto prejuízo técnico, para jogos em que a prioridade é travar o meio-campo oponente. Na controversa lista do Guardian com os 100 melhores jogadores do mundo, ficou em 81º.

Autor: Tags: , , , , ,

14 comentários | Comentar

  1. 34 Claudio Roberto 18/04/2013 12:28

    Falcão, desmentiu em um jornal espanhol, aquilo que eu já imaginava!!!

    Responder
  2. 33 Luiz Souza 16/04/2013 1:31

    Falcão só faz sentido se o United perder alguma de suas duas estrelas no ataque.
    Ou Rooney ou Van Persie.

    Hoje saiu a notícia na França que o PSG vai fazer de tudo para contratá-lo.
    Pode ser nisso que estão pensando.

    Van Persie jogar atrás do centravante e Falcão lá para meter os gols.

    A grande diferença não fica no ataque mas sim na recomposição pois Rooney marca muiiiito mais.

    Responder
  3. 32 @juliemerchelsea 15/04/2013 10:07

    Tbm tenho dúvidas sobre Falcão render bem na Inglaterra

    Responder
  4. 31 bel 14/04/2013 16:54

    Na verdade o título do post deveria ser Pra que Falcão?
    Minha opinião…o United precisa de um bom zagueiro pq em caso de saída do Ferdinand é bom não depender do Evans,que de fato melhorou mas não é lá essas coisas,todo mundo sabe. Já que o meio tá clamando por criatividade,talvez fosse interessante investir no Tadic,meia sérvio do Twente.

    Responder
    • bel 16/04/2013 17:48

      João Pedro
      O Anderson as vezes rende mas desde que chegou não mostrou a que veio. Ferguson parece que ainda acredita nele. Mas a pergunta que fica é: até quando?
      Tomara que o Kagawa não dê uma de Rosicky e renda muito na PL porque convenhamos,recuar o cara que já foi artilheiro do campeonato não parece muito interessante. Essa mania do SAF de recuar atacante irrita!

    • João Pedro 15/04/2013 21:40

      Uma pena o Anderson não ter correspondido as expectativas. Ou será o SAF ainda acredita nele. Na minha opinião talento ele tem de sobra.

    • Claudio Roberto 15/04/2013 9:32

      Concordo com vc Bel, O United não precisa de um atacante, Falcão seria bem vindo.
      mas reforço na defesa e opçoes no meio sao necesarias…

  5. 30 André 14/04/2013 11:17

    Vendo o United agora contra o Stoke, vejo que as prioridades deveriam ser o meio-campo (que não tem criatividade) e as pontas (nani e valência não se aproveita nada). A defesa também poderia ser reforçada (ferdinand e vidic não tem mais sequencia e rafael é inconstante). O ataque é o que menos precisa de reforço.

    Responder
  6. 29 Victor 13/04/2013 5:16

    Por que Falcão? Pois é superestimado, joga em uma liga ridicula onde os times são pateticos, pobres, quebrados, onde mal conseguem formar equipes. Defesas furadas. Falcão é pura moda, não aguentaria uma liga mais séria.

    Responder
    • Rodrigo 16/04/2013 8:09

      Ah, tem o Fulham vice da UEFA. A exceção.

    • Rodrigo 16/04/2013 8:08

      Atletico de Madrid campeão da UEL, Bilbao vice, Valencia nas oitavas da UCL enquanto o City nem primeira fase pega, Villarreal semi finalista em 2006, Sevilla bi campeão da UEFA, Málaga quase foi nas quartas dessa UCL…agora fala aí o desempenho dos times ingleses em competições européias. Apenas Manchester United, Chelsea (depois de 10 anos de Abramovich) e Liverpool fizeram algo relevante nos últimos 10 anos de acordo com o investimento que fazem.

    • Victor 15/04/2013 21:17

      A performance de dois times, que possuem todos os privilegios economicos, financeiros e esportivos possiveis não quer dizer nada. Real Madrid e Barcelona são os pontos fora da curva, o resto da liga é um caos. Pateticos..

    • Rodrigo 14/04/2013 23:33

      Times patéticos, pobres e quebrados que fazem mais bonito nas competições européias do que os times ingleses.

  7. 28 Claudio Roberto 12/04/2013 17:19

    ironia do destino???
    Se o chelsea vencer a Liga europa, terá por 12 dias as duas taças da europa em sua sala.

    Responder
  8. 27 Claudio Roberto 12/04/2013 16:32

    United atrás de Falcão Garcia???
    só acredito quando ele realmente chegar.
    A nao ser que Welbeck não deve continuar no clube, apesar de ser um bom atacante, ainda falta gabarito para posiçao de titular.
    Mas que seria uma boa adição isso sem duvidas.
    Se o United fizesse uma loucura e trouxesse todos esses caras o time ficaria extremamente forte.
    United precisa sim de de reforços, Giggs eterno idolo, mas a responsabilidade nao pode mais ficar na suas costas, Scholes mal joga., fletcher tbm, entao faltam peças…

    Responder
  9. 26 Pedro Stofel 12/04/2013 11:42

    O United precisa de um jogador rapido e vertical.Este jogador ja foi o Giggs,quando jovem,e o Ronaldo.Penso que Bale é o sucessor ideal.
    E um meia talentoso,que de mais confiança a equipe em grandes confrontos na Europa.
    O United impõe o seu jogo,contra qualquer adversário da Premier League.Mas na Europa ele se amedronta.

    Responder
  10. 25 @papoulab 12/04/2013 10:41

    Perfeita a análise!
    Poderia dar uns conselhos ao SFA, que recentemente fez uns gastos inexplicáveis, tipo Bebe, Valencia e o próprio Zaha.
    Alias, tinham que mudar radicalmente os wingers do elenco. Young, Nani, Valência… chega, né!
    Apenas acrescentaria um lateral direito (apesar do Alderweireld também fazer essa fundção). Rafael é horroroso!

    Responder
    • Claudio Roberto 12/04/2013 16:42

      concordo com vc, em algumas coisas, Young eu ainda acho que pode render, o NANI, demonstra que é um jogador que pode decidir uma partida, mas nucna decide, valencia esta no 1×1, ano passado foi bem e esse ano, horrivel.
      na lateral direita o Rafa esta bem, penso que Fabio tem que voltar ao time, porue jogar com Smalling e jones o lado fica sem opção no ataque.

    • @papoulab 12/04/2013 10:41

      SAF

  11. 24 Felipe Oliveira 12/04/2013 10:29

    Van Persie não deve ta agradando, deve ser isso.
    Queria saber onde eles arrumam tanta granda, todo ano a divida só aumenta e as contratações não param, daqui a alguns anos a gente descobre no que isso vai dar.

    Responder
    • Claudio Roberto 12/04/2013 16:45

      Pra quem ja torrou 40 pau no Berba e mais de 45 milhoes em nani e anderson… investir 24 no RVP é fichinha.

      united fica sempre na zona dos 500 milhoes de euros, a divida gira em torno dos 800, deveriam tirar um ano só para pagar isso, mas ai eles que sao americanose ingleses que se entendam.

    • Rodrigo 12/04/2013 12:49

      Terceira maior arrecadação do mundo. Não tem do que reclamar quanto a isso. Quanto as dívidas que o Glazer contraiu, isso é outra história. De repente ele entende mais de ADM do que todos nós e sabe o que está fazendo.

    • Felipe Oliveira 12/04/2013 11:36

      Mas isso é suficiente?

    • Rodrigo 12/04/2013 10:45

      De onde? Viu os contratos que eles assinaram para naming rights no CT e patrocínio de uniforme de treino? Os caras fazem sair dinheiro até no capim do Old Trafford.

    • Felipe Oliveira 12/04/2013 10:30

      *grana

  12. 23 Fred 12/04/2013 10:13

    A única coisa que me explica essa contratação é Jorge Mendes. Espero que não ocorra, não faz sentido.

    Responder
  13. 22 Rodrigo 12/04/2013 9:16

    Por que Falcao? Para não fortalecer os rivais…claro que não precisa dele. Mas já pensou esse time reforçado? De Gea, Rafael, Ferdinand (Aldereweild), Vidic, Evra; Carrick (Wanyama), Modric, Kagawa, Isco (Nani); Rooney e RvP. Belíssimo time.

    Responder
  14. 21 João Pedro 11/04/2013 22:24

    Daniel, essa chegada do Falcão Garcia não pode ser um indício da saída do Rooney?
    Numa situação dessas com certeza faria sentido contratar um outro atacante…

    Mas com certeza essas contratações fariam mais sentido, caso Rooney permanecesse.

    Responder
    • João Pedro 12/04/2013 20:56

      Mas o RVP consegue jogar como 10 caso a situação se apresentasse. Embora seja muito melhor como centro avante. Vale lembrar que no começo de sua carreira não era um centro avante de fato e sim um jogador de lados.

    • Daniel Leite 11/04/2013 22:50

      Até pode, mas é bem questionável trocar um atacante versátil, capaz de jogar em qualquer posição atrás de um centroavante, por outro que precisa ser referência. Pelo menos a princípio, apesar de os dois serem excelentes, não faz muito sentido ter RvP e Falcao se há carências evidentes em outros setores.

  1. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios